Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Novo alerta vermelho: Pequim tem mesmo um problema sério de poluição

  • 333

GETTY

Os habitantes da capital da China foram aconselhados a evitarem as atividades ao ar livre e as escolas devem permanecer fechadas. Pela segunda vez este mês, a cidade está sob “alerta vermelho”

As autoridades chinesas lançaram esta sexta-feira um “alerta vermelho” para a cidade de Pequim, devido à previsão devido da forte poluição que deverá afetar a cidade entre este sábado e a próxima terça-feira, deixando-a sob um manto de um nevoeiro.

Além de as autoridades terem aconselhado os habitantes da cidade a evitarem as atividades ao ar livre e as escolas a permanecerem fechadas, a circulação rodoviária irá também sofrer restrições, assim como o funcionamento das fábricas e a construção civil.

O vermelho - o mais alto de quatro níveis de alerta – foi criado há dois anos, mas apenas fora usado pela primeira vez no dia 7 deste mês.

Anteriormente, os habitantes da cidade haviam criticado as autoridades por não emitirem os alertas vermelhos quando o nevoeiro de poluição surge.

Além de Pequim, também uma vasta área que vai de Xian, no centro da China, até Habin, no nordeste, deverá ser afetada nos próximos dias pela forte poluição.