Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Putin é fã de Trump: “Ele é brilhante e muito talentoso”

  • 333

MAXIM ZMEYEV

O polémico multimilionário e pré-candidato presidencial nos EUA tem enfurecido muitos líderes internacionais, mas é bem visto aos olhos do presidente russo, também ele polémico à sua maneira

Para o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, não restam dúvidas sobre Donald Trump. É um homem “brilhante”, “muito talentoso” e um “líder absoluto” da corrida presidencial”, afirmou esta quinta-feira.

Ainda na semana passada o multimilionário e pré-candidato à Casa Branca enfureceu meio mundo, ao defender que os muçulmanos deveriam ser impedidos de entrar nos Estados Unidos - apenas uma das suas inúmeras declarações polémicas.

Nada que, pelos vistos, ensombre a opinião de Putin. “É um homem muito extravagante, muito talentoso, sem dúvida”, declarou o Presidente russo na conferência de imprensa anual, em Moscovo. “Trump diz que quer ter outro nível de relações, um nível mais sólido e profundo, com a Rússia. Como não receber isso com agrado? Claro que o recebemos bem”, sublinhou.

Apesar dos elogios ao candidato às presidenciais de 2016, Putin preferiu não comentar as afirmações de Trump sobre o desejável bloqueio “completo e total” à entrada de muçulmanos nos EUA.

Relativamente ao novo líder dos EUA, o Presidente russo assegurou: “Em qualquer caso, seja quem for, estamos prontos e queremos desenvolver a nossa relação com os Estados Unidos. Estamos abertos e trabalharemos com qualquer Presidente”.