Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rei da Tailândia reaparece na televisão

  • 333

O monarca tailandês reapareceu na televisão esta segunda-feira

Reuters

A anterior aparição em público do monarca tinha sido em setembro, num vídeo divulgado pelo palácio. Estava numa cadeiras de rodas e visivelmente cansado

O rei Bhumibol Aduyadej surpreendeu ao aparecer na televisão esta segunda-feira, a partir do hospital Siriraj, em Banguecoque, onde está internado. O monarca apareceu perante os meios de Comunicação Social na companhia de juizes dos tribunais civis e militares, que se deslocaram ali se deslocaram para lhe prestarem juramento.

Na sua última aparição pública, em setembro, Bhumibol Aduyadej surgiu numa cadeiras de rodas. A saúde do monarca mais antigo do mundo, 88 anos, é do interesse público, mas a lei de lesa-majestade impede qualquer tipo de comentários sobre a sua saúde.

Pela segunda vez consecutiva, o rei tailandês não compareceu nas cerimónias de celebração do seu aniversário, no passado dia 5 de dezembro. Nos últimos anos, o monarca tem vivido entre o palácio e os hospitais, e está internado desde junho, devido a uma infeção no sangue. Os funcionários do palácio não adiantaram mais detalhes sobre o seu estado de saúde.

O monarca que conquistou bastante popularidade ao longo dos anos, é visto como um pilar na estabilidade da Tailândia, que tem sido marcada por vários conflitos políticos internos.