Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Sarkozy recorda a “advertência” da primeira volta das eleições

  • 333

Sarkozy foi o vencedor da noite

Pool

Sarkozy quer que a direita continue a “recusar qualquer compromisso com os partidos extremistas”

O líder da oposição conservadora em França, ex-presidente Nicolas Sarkozy, assegurou hoje que a derrota da Frente Nacional (FN) na segunda volta das eleições regionais "não deve esquecer a advertência da primeira", que deu vitória à extrema-direita.

"A mobilização que se verificou hoje não deve fazer esquecer a advertência a todos os responsáveis políticos verificada na primeira volta", alertou Sarkozy perante militantes, a quem disse que está preparado para saber quantas regiões o seu partido conquistou.

Sarkozy fez um apelo à unidade da direita para manter a linha de "recusar qualquer compromisso com os partidos extremistas", numa referência ao FN.

Nesta segunda volta das eleições regionais, a extrema-direita não conseguiu ganhar qualquer região, apesar do êxito histórico na primeira volta do escrutínio, há uma semana, indicam estimativas dos institutos de sondagens.

A líder da Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, foi a grande derrotada no norte pelo adversário da oposição de direita, a favor do qual a esquerda, no poder, desistiu de se apresentar na segunda volta do último escrutínio em França antes das presidenciais de 2017.

Marine perdeu no Norte, a sobrinha Marion Maréchal-Le Pen no Sul e Florian Philippo, estratega do partido, na região do grande Leste.