Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Madeira eleita o melhor destino insular do Mundo

  • 333

DV

Governo Regional fala em reconhecimento para todo o sector do turismo e lembra tradição de quase 200 anos

Marta Caires

Jornalista

A Madeira foi escolhida como o melhor destino insular do Mundo este sábado durante a entrega dos World Travel Award, uma cerimónia que teve lugar em El Jadida, Marrocos. O destino insular mais votado foi a Madeira que, este ano, acumula duas distinções: melhor da Europa e melhor do Mundo.

A região ganhou a destinos como Bali, Creta, ilhas Cook, Jamaica, Maldivas e Zanzibar que, este ano, competiam na mesma categoria de melhores ilhas para passar férias. O prémio, reagiu já o secretário do Turismo, é um "reconhecimento" e um "incentivo" para a um sector com quase 200 anos de história, mas estende-se a toda a população.

O desafio, lembrou Eduardo Jesus - que foi a Marrocos - é manter a qualidade e investir ainda mais naquela que é a principal indústria madeirense. A região recebe ao ano um milhão de turistas de hotel e meio milhão de turistas que cruzeiros. Depois de uns anos de crise, o turismo voltou a crescer e regressou o investimento em novas unidades hoteleiras.

O mais recente sinal de que se voltou a apostar na hotelaria é o arranque das obras do novo Savoy, cuja construção está parada desde 2009. Os hotéis do grupo de José Berardo foram vendidos no início deste mês a um empresário madeirense da área da construção civil. As obras da nova unidade - com 400 quartos - deverão começar no próximo ano. O mesmo empresário, dono do grupo AFA, tem já dois hotéis, um deles abriu o ano passado.

Investimentos que coincidem com um momento de crecscimento do sector e com a distinção de melhor destino insular do Mundo. A Secrataria do Turismo lembra, no entanto, que este prémio é também fruto de uma campanha forte com vários apelo ao voto, resulta de campanhas publicitárias e dos contributos de Cristiano Ronaldo. O melhor jogador do Mundo associou-se a estes apelos para escolher a Madeira como as melhores ilhas para passar férias.