Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Le Pen e a a “mentira em que assenta o sistema político francês”

  • 333

Derrota eleitoral da Frente Nacional de Marine Le Pen

Sylvain Lefevre/Getty

A Frente Nacional foi derrotada mas Marine Le Pen falou aos apoiantes com uma mensagem de triunfo

A presidente do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, hoje grande derrotada da segunda volta das eleições locais em França, garantiu que o seu resultado eleitoral "desmascarou a mentira em que assenta o sistema político francês".

Sem reconhecer explicitamente a derrota de todos os seus candidatos, incluindo ela mesma, quando as projeções apontam a derrota da Frente Nacional em todas as regiões do país, Le Pen dirigiu-se aos seus apoiantes com uma mensagem de triunfo, porque o seu partido, disse, triplicou o número de vereadores em relação a 2010.

Na primeira volta, realizada na semana passada, a FN tinha ganhado em seis das 13 regiões francesas.

Hoje, a afluência às urnas foi superior à registada no domingo passado em dez pontos percentuais, rondando os 60 por cento, mas a formação de extrema-direita continuará sem controlar qualquer região de França.

  • Marine le Pen derrotada na segunda volta das regionais

    Estimativas à saída das urnas dão a Frente Nacional (FN), de Marine le Pen, batida na segunda volta, nas três principais regiões onde venceu claramente no domingo passado. Forte subida da participação eleitoral e desistências socialistas foram fatais para a FN no norte, no leste e no sudeste