Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

O enigma das notas de €100 e €500 a boiar no Danúbio

  • 333

Polícia de Viena de Áustria foi alertada para um rapaz que parecia estar a tentar suicidar-se no rio. Ao chegar ao local, percebeu que o caso era outro

Créditos: Polícia de Viena

Eram notas 100 e de 500 euros. No total perfaziam a quantia de 100 mil euros, que foram retirados do Danúbio, no sábado passado, num caso que a polícia de Viena (Áustria) ainda não conseguiu esclarecer.

A polícia afluiu para o rio Danúbio, no 22º distrito da cidade, após ter recebido o alerta de que um rapaz se estaria a tentar suicidar, mas posteriormente compreendeu que o motivo que o levara a atirar-se para as águas geladas, conjuntamente com outro miúdo, eram as notas que se encontravam a boiar

De início, as autoridades pensaram que poderiam ser notas falsas, mas vieram a perceber não ser o caso, mantendo-se a possibilidade de ser dinheiro proveniente de atividade criminosa.

“É claro que é provável que as notas tenham origem criminosa. Mas, por agora, temos de esperar pela conclusão dos testes e da recolha de provas, que demorarão algum tempo a completar”, afirmou o porta-voz da polícia, Roman Hahslinger.

A lei austríaca estipula que quem encontrar e entregar dinheiro à polícia poderá ficar com até 10% como prémio - e se ao fim de um ano o dono legítimo não for encontrado, então poderá ficar com a totalidade do montante achado.