Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Marine Le Pen: “Vamos recuperar os subúrbios e o mundo rural”

  • 333

JULIEN WARNAND/EPA

De acordo com projeções nacionais sobre os resultados, a Frente Nacional é agora o primeiro partido de França com 30,6%, seguido por Os Republicanos (27%) e o PS (22,7%)

Helena Bento

Jornalista

"É um resultado magnífico que nós recebemos com humildade", disse Marine Le Pen, líder da Frente Nacional (FN), que foi o partido mais votado nas eleições regionais deste domingo.

No seu primeiro discurso após o encerramento das urnas, Marine Le Pen declarou que a Frente Nacional "é o único partido verdadeiramente republicano porque defende a nação e a soberania" e que é também "o único partido que vai recuperar os territórios esquecidos". "Já recuperámos Calais, onde obtivemos mais de 50%, vamos recuperar os subúrbios e o mundo rural", disse a líder da FN. Calais é a cidade onde se concentram os refugiados e os imigrantes que chegam a França tendo como destino o Reino Unido.

Marine Le Pen pediu "a todos os patriotas franceses" para voltarem às urnas no próximo domingo, dia 13 de dezembro, para a segunda volta das eleições. Também no Twitter a líder da FN celebrou a vitória do seu partido: "A FN é o único partido que defende uma república cujo papel é preservar as nossas tradições".

As primeiras projeções sobre a primeira volta das eleições regionais francesas apontam para a vitória da Frente Nacional (FN). De acordo com projeções nacionais, a FN é agora o primeiro partido de França com 30,6% (lidera em sete das 13 regiões francesas), seguido por Os Republicanos (27%), de Nicolas Sarkozy, que lidera em quatro regiões, e o Partido Socialista (22,7%), que vence em duas regiões.