Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Bagdade. Atentados à bomba matam 15 xiitas

  • 333

Milhões de xiitas caminham por estes dias rumo a Karbala

Alaa Al-Marjani / Reuters

Explosões visaram grupos de peregrinos xiitas a caminho de Karbala para celebrarem a Ashura

Pelo menos 15 xiitas morreram e 38 ficaram feridos, vítimas de dois atentados bombistas em Bagdade, capital do Iraque, durante a peregrinação anual a Karbala, para celebrar a Ashura, que marca o fim dos 40 dias de luto pela morte de Husayn ibn Ali, neto do profeta Maomé, numa batalha em 680 d.C..

Fonte oficial da polícia iraquiana garante ter evitado mais atentados ao abater dois homens que transportavam cintos com explosivos. Um dos bombistas suicidas foi morto a oeste de Bagdade e o outro a sul, durante uma operação conjunta da polícia e dos serviços secretos.

Apesar das apertadas medidas de segurança, os peregrinos têm sido ao longo dos últimos anos vítimas da ira de rebeldes sunitas, mas os atentados desta segunda-feira ainda não foram reivindicados.

Esta peregrinação é uma das maiores realizadas em todo o mundo. No ano passado, caminharam até à cidade santa de Karbala cerca de 20 milhões de xiitas, muitos dos quais vieram de áreas controladas pelo autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) que os declarou apóstatas.