Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

NATO solidária com Turquia no incidente com avião russo

  • 333

Secretário-geral da NATO garante apoio à “integridade territorial da Turquia” e pede aos atores internacionais “diplomacia” para resolver o problema causado pelo abate de um avião de combate russo por dois F-16 turcos

No final da reunião extraordinária da NATO - pedido da Turquia- o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Jens Stoltenberg, manteve o apoio ao Governo de Ankara, depois da Turquia ter tornado público o abate de um avião militar russo junto da fronteira turco-síria.

“Estamos solidários com a Turquia e apoiamos a integridade territorial deste nosso aliado na NATO”, afirmou Stoltenberg, em comunicado à imprensa, no final da reunião onde participaram representantes diplomáticos dos 28 Estados membros da NATO.

Questionado sobre a hipótese de que o avião tenha sido abatido dentro de território sírio e não na Turquia, Stoltenberg respondeu que “as avaliações feitas pelos aliados são consistentes com as informações fornecidas pela Turquia”. O secretário-geral da NATO disse ainda que o uso da “diplomacia” é “importante para resolver” esta situação grave.