Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Avião russo abatido pela Turquia. NATO reúne-se de emergência

  • 333

Conselho do Atlântico Norte, onde têm assento os embaixadores dos 28 Estados membros da NATO, reúne-se esta terça-feira à tarde para a “Turquia informar os aliados sobre o abate de um avião russo”

A NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) vai realizar esta terça-feira uma reunião extraordinária, a pedido da Turquia, para analisar o incidente com um avião russo na fronteira turco-síria, disse um responsável da Aliança Atlântica.

"A pedido da Turquia, o Conselho do Atlântico Norte vai realizar uma reunião extraordinária às 17h (16:00 TMG e Lisboa). O objetivo desta reunião extraordinária é a Turquia informar os aliados sobre o abate de um avião russo", disse a fonte, citada por agências internacionais.

O Conselho do Atlântico Norte reúne os embaixadores dos 28 Estados membros da NATO.

Comissão Europeia à espera de mais informação

A Comissão Europeia também está a acompanhar este incidente e aguarda informação detalhada sobre o caso, antes de reagir.

"Estamos a seguir os acontecimentos e precisamos de saber o que aconteceu exatamente", disse o porta-voz do executivo comunitário Alexander Winterstein.

A Turquia anunciou esta terça-feira que dois dos seus caças-bombardeiros F-16 abateram um SU-24 russo que violou o espaço aéreo turco junto à fronteira com a Síria