Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Polícia efetua operação antiterrorista no centro de Bruxelas

  • 333

YVES HERMAN

Agentes da polícia e elementos do exército, fortemente armados, criaram um perímetro de segurança em redor da Grande Place. A polícia pede à comunicação social que não faça comentários em direto sobre as ações em curso, nomeadamente os lugares onde decorrem.

Unidades especiais da polícia belga estão a efetuar uma operação antiterrorista no centro de Bruxelas, nas proximidades da Grande Place, informaram hoje os jornais Le Soir e La Libre Belgique. Pouco depois das 18:00 (hora de Lisboa), a polícia recebeu ordem para estar preparada para uma operação que decorre no centro da capital, noticiou a agência EFE.

Várias testemunhas informaram nas redes sociais que foram aconselhadas a não se aproximar das janelas, enquanto a polícia bloqueava as ruas adjacentes. A polícia "pede à comunicação social que não faça comentários em direto sobre as ações em curso, nomeadamente os lugares onde decorrem", disse um porta-voz da polícia belga, acrescentando que será feita uma conferência de imprensa quando as operações terminarem.

De acordo com a cadeia RTL, os agentes da polícia e elementos do exército, fortemente armados, criaram um perímetro de segurança em redor da Grande Place, à qual não é possível aceder.

Ainda não são conhecidas mais informações sobre a operação, que decorre depois de o primeiro-ministro belga, Charles Michel, ter anunciado que se mantém na segunda-feira o nível de alerta máximo na região de Bruxelas porque as autoridades consideram que permanece uma "ameaça séria e iminente" de ataques terroristas.

Na segunda-feira todas as linhas de metro continuarão encerradas e as escolas da região de Bruxelas fechadas, o que se aplica também às universidades e escolas superiores, estando prevista uma nova avaliação da situação à tarde, precisou em conferência de imprensa Charles Michel.