Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Neozelandeses escolhem nova bandeira

  • 333

DR

Os cidadãos não se mostram muito satisfeitos com as cinco bandeiras pré-selecionadas. Votação decorre até ao próximo dia 11

Já arrancou na Nova Zelândia a votação para escolher outra bandeira. Desde sexta-feira que os cidadãos podem eleger a sua bandeira de eleição entre cinco modelos pré-selecionados. Mas só no próximo ano é que haverá um referendo final para decidir se os neozelandeses querem ou não outra bandeira oficial.

A votação - que decorre até ao próximo dia 11 de dezembro - realiza-se através do envio de um boletim por correio.

Foi o primeiro-ministro neozelandês, John Key, que deu origem a este processo de votação. O governante defendeu que a bandeira tradicional do pais é anacrónica e semelhante à da Austrália.

Nas redes sociais, os neozelandeses não se mostram contudo muito satisfeitos com as cinco bandeiras pré-selecionadas, classificando-as de “insípidas e “tristes”. Alguns chegam mesmo a acusar a iniciativa de contar apenas com a colaboração de conhecidos empresários e académicos. Três das bandeiras em votação têm em comum a samambaia, uma árvore caraterística do país, e outra um koru, que é uma espiral.

Com efeito, a avaliar pelo feedback inicial, os neozelandeses dirão 'não' à mudança da bandeira no referendo do próximo ano.

Este tem sido um processo faseado. As candidaturas para o concurso abriram em maio, sendo que três meses depois o governo neozelandês apresentou os 40 modelos finalistas, escolhidos entre 10 mil candidatos.