Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Terminou operação em Saint-Denis: dois mortos e oito detidos

  • 333

O governo francês anunciou que a operação policial no apartamento em Saint-Denis chegou ao fim. Mas prosseguem mais buscas na cidade dos subúrbios de Paris. Autoridades confirmam a detenção de sete pessoas ligadas aos ataques de sexta-feira

A operação policial que decorreu desde madrugada num apartamento de Saint-Denis, uma cidade da periferia de Paris, já terminou. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo gaulês, Stéphane Le Foll.

Por volta das 11h42 (10h42 em Lisboa) as buscas num apartamento da cidade dos arredores de Paris foram dadas por concluídas. “Foi neste quadro de estado de emergência que as intervenções das autoridades foram possíveis esta noite”, explicou Stéphane Le Foll, citado pelo jornal “Le Figaro”.

O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, declarou que se registaram dois mortos e sete detidos na operação policial desta manhã na cidade da periferia da capital francesa.

A presença de Abdelhamid Abbaoud, presumível autor moral dos ataques de sexta-feira em Paris, não foi contudo confirmada.

Apesar de já ter sido concluída a operação no apartamento, prosseguem mais buscas em Saint-Denis. Neste momento, a polícia científica está a recolher provas no apartamento.

Elementos da polícia entraram numa igreja católica local para analisarem também o local.

Mulher suicida seria familiar de Abdelhamid Abaaoud

A operação - que arrancou às 4h30 locais (3h30 em Lisboa) - resultou na morte além de um suspeito de uma mulher que fez explodir com um colete de explosivos, refere um comunicado do Procurador da República francês.

De acordo com a BFM TV, a mulher suicida era familiar de
Abdelhamid Abaaoud, que é considerado pelas autoridades como o autor moral dos ataques de sexta-feira.

Três homens foram detidos pelas autoridades no apartamento, enquanto mais quatro pessoas foram detidos próximo do local.

A operação contra os terroristas decorreu a 800 metros do Estádio de França, que também está situado em Saint-Denis.

(Em desenvolvimento)