Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Detidos na Turquia oito suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico

  • 333

Polícia turca descobriu notas com pormenores sobre uma rota entre Istambul e a Alemanha. Suspeitos pretendiam entrar na Europa como refugiados

As autoridades turcas detiveram esta terça-feira oito indivíduos suspeitos de pertencerem ao autoproclamado Estado Islâmico (Daesh). A detenção ocorreu no aeroporto Atatürk, em Istambul, quando os suspeitos se preparavam para viajar até Casablanca, em Marrocos, refere a AFP.

A unidade antiterrorista da polícia turca descobriu um documento manuscrito que continha pormenores sobre uma rota de refugiados entre Istambul e a Alemanha via Grécia, Sérvia e Hungria.

A nota fazia referência a viagens em barcos de traficantes humanos no Mar Mediterrâneo, assim como comboios e autocarros.

Interrogados pela polícia, os oito indivíduos explicaram que iriam passar apenas alguns dias de férias na capital turca. Contudo, não foi encontrada qualquer reserva em hóteis com os seus nomes.

Só entre janeiro e junho, sete centenas de presumíveis membros do Daesh foram detidos na Turquia, que constitui um dos principais pontos de chegada de refugiados, sobretudo vindos da Síria e do Iraque.

Desde o início de 2015, mais de 650 mil refugiados chegaram à Grécia através do mar Mediterrâneo, de acordo com o balanço mais recente da Organização Internacional para as Migrações.