Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Mais 128 rusgas em França. “O risco zero não existe”

  • 333

VINCENT KESSLER / Reuters

Esta madrugada, novas rusgas foram realizadas em todo o território francês, tendo em vista a localização de meios “radicalizados islâmicos”. De acordo com o ministro do Interior, já houve um reforço no que toca à segurança e ao controlo de fronteiras

A polícia francesa realizou 128 rusgas na madrugada desta terça-feira, no âmbito do estado de emergência decretado após os atentados de sexta-feira passada em Paris, disse esta manhã, à rádio France Info, o ministro do Interior francês Bernard Cazeneuve.

Cazeneuve realça que “o risco zero não existe”, revelando que na sequência dos atentados da passada sexta-feira foram mobilizados 115 mil agentes da polícia e militares um pouco por todo o país, com o fim de “assegurar a segurança dos franceses”.

O ministro do Interior falou ainda do trabalho que as autoridades do país têm conduzido para evitar tragédias semelhantes à de sexta-feira: “Há meses que investigamos, prendemos cidadãos que voltam da Síria e neutralisamos potenciais terroristas”, disse. De acordo com Cazaneuve, “durante o verão foram evitados seis atentados”.

No entanto, o governante sublinha que os ataques mais recentes foram preparados por “indivíduos que não eram conhecidos dos serviços franceses”, pelo menos no âmbito da prevenção relativa a ataques terroristas.

Na segunda-feira, as autoridades francesas realizaram 23 detenções e apreenderam 31 armas, incluindo um lança-foguetes, em 168 rusgas feitas em diversos pontos do país. O primeiro-ministro Manuel Valls avisou depois destes resultados terem sido conhecidos que as operações “vão continuar”.

Durante as buscas realizadas nos arredores de Paris e Lyon foi encontrado um “arsenal de guerra”, composto por um lança-granadas-foguete (RPG), coletes à prova de bala, pistolas e uma espingarda de assalto Kalachnikov, de acordo com as autoridades francesas. Foram encontradas também muitas mais armas um pouco por todo o país.