Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hollande já tem encontro marcado com Putin e Obama

  • 333

Presidente francês, François Hollande, vai reunir-se a 24 de novembro com Barack Obama e a 26 de novembro com Vladimir Putin

POOL / Lusa

Presidente francês visitará Washington e Moscovo durante a próxima semana, para discutir com os líderes norte-americano e russo a melhor estratégia de combate ao autoproclamado Estado Islâmico

O Presidente francês, François Hollande, vai reunir-se na próxima semana, 24 e 26 de novembro, com os seus homólogos norte-americano e russo, Barack Obama e Vladimir Putin, respetivamente, para discutir o combate ao terrorismo.

A confirmação dos encontros surge um dia depois de François Hollande ter anunciado na Assembleia Nacional em Versalhes, que a França vai intensificar os ataques na Síria como resposta aos atentados em Paris.

O chefe de Estado francês visitará Washington a 24 de novembro, terça-feira, para um encontro com Barack Obama, sendo que a 26 de novembro, quinta-feira, estará em Moscovo para dialogar com Vladimir Putin, na tentativa de unir sobre uma única coligação todas as forças que combatem os jiadistas.

Esta terça-feira, Putin pediu à Marinha para que os navios no Mediterrâneo estabeleçam contacto com os militares franceses e trabalhem em conjunto “com os aliados” numa campanha contra o autoproclamado Estado Islâmico (Daesh).

Em comunicado, o Kremlin deu conta de uma conversa telefónica entre Putin e Hollande, durante a qual os dois líderes decidiram umentar a cooperação e atacar em conjunto “o terrorismo internacional”.

“Foi acordado que se garanta um contacto mais próximo e coordenação entre militares e agências de serviços de segurança dos dois países durante operações da Rússia e da França contra grupos terroristas na Síria”, pode ler-se no comunicado.