Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Hanover em alerta. Depois do estádio, sala de espetáculos evacuada

  • 333

CHRISTIAN CHARISIUS / EPA

As pessoas que estavam na Tui Arena foram retiradas do edifício. Também a estação central de comboios foi parcialmente encerrada. O ministro do Interior alemão confirma que ao longo da tarde foram recebidas “ameaças concretas”

Um estádio e uma sala de espetáculos evacuados, uma estação de caminhos comboios parcialmente encerrada. Hanover está em sobressalto devido a potenciais ações terroristas. Segundo o ministro do Interior alemão, ao longo da tarde desta terça-feira, foram recebidas “ameaças concretas”.

“O cancelamento do jogo foi uma decisão extremamente difícil, tomada depois de juntarmos várias informações que indicavam uma ameaça concreta”, disse em conferência de imprensa Thomas de Maizière, citado pelo jornal britânico “The Guardian”. Os alertas foram dados pelos “serviços secretos” internacionais.

Para esta terça-feira estava agendado o particular Alemanha-Holanda, que foi cancelado por questões de segurança. Cerca de 15 minutos antes da abertura das portas para entrada dos adeptos no estádio, foi recebida a informação de que estava a ser “planeado um ataque com explosivos” no interior do HDI-Arena, em Hanover. “Levámos a ameaça a sério e foi por isso que tomamos medidas”, acrescentou Volker Kluwe, da polícia alemã, citado pelo canal NDR.

Inicialmente foi encontrado um pacote suspeito nas imediações do estádio, mas que se revelou inofensivo. A polícia acabou por abrir as portas, mas pouco depois, o jogo foi cancelado e o local evacuado. Angela Merkel e vários ministros do Governo alemão deveriam assistir ao Alemanha-Holanda, mas após as ameaças regressaram a Berlim.

Depois das “ameaças concretas” no estádio, foi a vez da sala do TUI Arena, com capacidade para 14 mil pessoas, ser evacuada. Esta sala de espetáculos deveria receber esta noite, pelas 20h (19h em Lisboa) um concerto da banda alemã The Sohne Mannheims.

A Estação Central também foi parcialmente encerrada bem como algumas carreiras da rede de transportes de Hanover. A polícia pediu à população para ficar em casa e evitar “grandes concentrações”.

Até agora, não foram feitas quaisquer detenções.

  • Hanover. Estádio evacuado

    O jogo Alemanha-Holanda foi cancelado. Segundo a polícia, citada pelas agências internacionais, foi encontrada uma mala suspeita no interior do estádio