Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Turquia deteve na semana passada suspeitos de ligação aos atentados de Paris

  • 333

ERIC GAILLARD

A polícia turca anunciou que deteve vários suspeitos de pertencerem ao autoproclamado Estado Islâmico (Daesh), em Istambul, na semana passada. Indivíduos estariam ligados aos ataques de Paris

Os homens detidos na semana passada em Istambul, suspeitos de pertencerem ao autodenominado Estado Islâmico estavam em contacto com os terroristas que em Paris realizaram os ataques de sexta-feira, adiantou uma fonte oficial dos serviços de segurança turcos.

O grupo detido na Turquia, antes dos atentados em França, inclui um homem que as autoridades acreditam estar associado com Mohammed Emwazi, o militante do Daesh conhecido como “jihad John”.

Os suspeitos foram capturados numa operação focada numa casa de luxo no subúrbio de Istambul, Silivri, na quinta-feira. Embora a Agência oficial da Turquia fale em seis suspeitos, a fonte citada pela agência AP diz terem sido sido presas mais pessoas.

Segundo o mesmo oficial de segurança, os grupos na Turquia e em França terão trocado mensagens sobre uma conspiração terrorista em Istambul, ligada aos ataques de Paris, mas nenhum outro detalhe foi mencionado.

Outro dos suspeitos foi identificado como Aine Lesley Davis, cidadão britânico.