Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Turquia alertou França sobre Omar Mostefai. Duas vezes

  • 333

PASCAL ROSSIGNOL / Reuters

O jiadista envolvido nos atentados de Paris e identificado pela polícia francesa foi sinalizado pelas autoridades turcas, depois de a 10 de outubro de 2014 a França ter pedido informações sobre quatro suspeitos

A Turquia alertou a polícia francesa, em duas ocasiões, para as atividades de Omar Ismail Mostefai, um dos jiadistas que participaram dos atentados de Paris, informa uma fonte do governo turco.

Os avisos foram transmitidos em dezembro de 2014 e em junho de 2015, adianta a Reuters, citando uma fonte oficial, não identificada.

Apesar disso, as autoridades francesas só terão solicitado mais informações sobre Omar Mostefai na sequência dos atentados de Paris.

O jiadista, de 29 anos, natural de Chartres, sudoeste de Paris, foi um dos que se fez explodir durante os ataques, tendo sido identificado pela polícia francesa através de uma impressão digital.

Omar Mostefai foi sinalizado pelas autoridades turcas depois de, a 10 de outubro de 2014, França ter pedido informações sobre quatro suspeitos. No decorrer da investigação, surgiu o nome de Omar, cujos registos dão conta de ter entrado na Turquia em 2013, sem haver nota de ter saído.