Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

#PorteOuverte: a hashtag que os parisienses criaram para dar abrigo

  • 333

A hashtag foi criada pouco depois dos atentados na capital francesa. Alguns minutos depois da uma da manhã, já era o quarto tópico mundial mais comentado no Twitter. “Paris” era o primeiro

O pânico e o caos atingiram (uma vez mais) a cidade de Paris. A agitação refletiu-se ao longo da noite nas redes sociais: pessoas escandalizadas com o acontecimento, testemunhas, vídeos e imagens dos momentos das explosões e até reféns. Em poucas horas, “Paris” passou a ser o tópico mais mencionado a nível mundial no Twitter.

Tal como já relatava a jornalista do Expresso, Alexandra Carita, que se encontrava a poucos metros da sala de espetáculos Bataclan, na capital francesa as portas só se abrem para dar abrigo a quem ainda anda pela rua. Foi precisamente para ajudar quem não tem um local seguro para dormir que foi criada a hashtag #PorteOuverte (em português, porta aberta).

Devido aos atentados, os transportes públicos não funcionam e várias estradas estão cortadas, o que significa que muitas pessoas não poderão regressar a casa. Pouco passava da uma da manhã e o #PorteOuverte já era o quarto tópico mais comentado em todo o mundo no Twitter.