Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Facebook disponibiliza ferramenta para ajudar a encontrar pessoas em Paris

  • 333

Às pessoas que tenham um perfil na rede social e que identifiquem a sua localização como sendo em Paris está a ser enviada uma notificação onde é perguntado se estão em segurança e se querem informar os amigos no Facebook. Os utilizadores que souberem que um dos seus contactos na rede social se encontra em segurança também poderão indicá-lo

Helena Bento

Jornalista

A rede social Facebook disponibilizou uma ferramenta que permite a qualquer pessoa que esteja na zona dos ataques em Paris dizer aos seus amigos na rede social que se encontre bem e em segurança.

Lançada na altura dos sismos no Nepal, é a primeira vez que a ferramenta é usada em França. Às pessoas que tenham um perfil na rede social e que identifiquem a sua localização como sendo em Paris está a ser enviada uma notificação onde é perguntado se estão em segurança e se querem informar os amigos no Facebook. Os utilizadores que souberem que um dos seus contactos na rede social se encontra em segurança também poderão indicá-lo.

"Quando os desastres acontecem, as pessoas precisam de saber se os seus entes queridos estão bem. É nestes momentos que a possibilidade de nos conectarmos uns aos outros realmente importa", disse Mark Zuckerberg, fundador da rede social, quando a ferramenta foi lançada.

Também a empresa Airbnb, ligada à hotelaria, enviou um email a cada um dos seus clientes aconselhando-os a não abandonarem os locais onde se encontram e a respeitarem as recomendações das autoridades locais. E a Uber, plataforma privada de Táxis, está a usar a sua aplicação para aconselhar os utilizadores "a não se deslocarem a não ser que seja aboslutamente necessário".