Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Firefox chega ao iPhone

  • 333

Já é oficial. O iPhone ganhou um novo sistema de navegação. A partir de agora já permite usar o Firefox como motor de pesquisa

Há seis meses que o Firefox ameaçava entrar no sistema operativo da iOS, mas só agora é que se tornou oficial. O iPhone ganha assim um novo concorrente ao seu motor de busca principal, o Safari. Este mês de novembro, a Fundação Mozilla comemora o seu 11º aniversário, e o Firefox aproveitou a ocasião para cumprir a sua promessa e ficar totalmente disponível, e de forma gratuita, na loja de aplicações da Apple.

Apesar do esforço da Apple em melhorar o seu navegador web principal, a privacidade da navegação continua a ser um dos seus "calcanhares de aquiles", o que faz com que a maior parte das pessoas recorra ao Chrome, que pertence à Google, ou ao famoso Firefox da Mozilla, para aceder à sua pesquisa.

De acordo com o vice-presidente do produto Firefox, Nicholas Nguyen, o motor de busca compromete-se a fazer jus às características que o distinguem dos outros navegadores web. Ou seja, promete ser rápido, inteligente, flexível e com uma boa sincronização de contas e navegação privada. Está disponível nos produtos da Apple, como o iPhone, iPad e iPod.

A sua navegação privada é muito semelhante com a recente atualização do Firefox, nesse mesmo capítulo, em novembro deste ano. Por isso mesmo, vai ser possível poder navegar sem deixar qualquer tipo de vestígio da sua pesquisa.

O objetivo de Nguyen é que o Firefox se torne o principal motor de pesquisa do telemóvel e por isso refere que para um uso mais fácil é melhor colocá-lo no ecrã principal do equipamento.

O projeto Mozilla foi criado em 1998 por membros do Netscape, mas a sua primeira grande versão só surgiu no ano de 2002. Dois anos depois, o Firefox aparece, tornando-se um grande sucesso.