Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Angela Merkel lamentou a queda do Governo, diz Rui Machete

  • 333

ARMANDO BABANI/ EPA

O ministro dos negócios estrangeiros diz ainda ter ouvido dos líderes europeus palavras de solidariedade e de preocupação sobre a evolução da situação económica em Portugal. Rui Machete está em Malta a representar o país na Cimeira sobre migrações

Susana Frexes, enviada a Malta

A queda do governo do PSD e CDS não escapou às conversas à margem da Cimeira que decorre em Malta sobre migrações. O ministro dos Negócios Estrangeiros revela ter ouvido de vários líderes palavras de "preocupação pela incerteza da evolução económica" de Portugal.

Dos responsáveis europeus diz ainda ter recebido manifestações de solidariedade política - nalguns casos - e de "solidariedade natural de camaradagem que une as pessoas e do trabalho feito em comum". Sobre a reação da chanceler alemã, Rui Machete diz que Angela Merkel "lamentou apenas".

À entrada para a Cimeira, o ministro português cruzou-se ainda com o primeiro-ministro grego e líder do Syriza. Alexis Tsipras perguntou-lhe "como estavam as coisas em Portugal". Rui Machete diz ter-lhe "feito uma descrição objetiva sobre os mecanismos constitucionais que estão a ser aplicados e que disciplinam o que até agora aconteceu".

Os dois falaram ainda sobre a "a rapidez da Grécia e a demora das negociações em Portugal", no que diz respeito à formação de governo. Em Portugal, o partido mais votado não tem direito a um bónus de 50 deputados extra atribuídos ao partido vencedor, à semelhança do que acontece no país de Tsipras.

"Na Grécia não aconteceu o que aconteceu em Portugal, visto que o partido que tem uma maioria relativa depois beneficia de um grupo de deputados que acaba com as dúvidas. Mas isso é a Grécia", concluiu.

Rui Machete está em Malta a representar Portugal, numa Cimeira que junta 60 líderes europeus e africanos. O objetivo do encontro é encontrar soluções para travar o fluxo de migrantes ilegais. O ministro regressa esta quinta-feira a Lisboa.