Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Presidente iraniano não irá jantar com Hollande no Eliseu por causa do vinho

  • 333

Hassan Rouhani, atual Presidente do Irão, integra a onda reformista da política nacional

GETTY

A França cancelou o jantar no palácio presidencial, durante a visita oficial que o Presidente iraniano efetuará ao país no início da próxima semana

Um jantar entre o Presidente francês e o seu homólogo iraniano no Palácio do Eliseu foi cancelado devido a um diferendo quanto ao menu, segundo noticiaram os media franceses.

Estava previsto que durante a visita que Hassan Rohani efetuará à França, no início da próxima semana, jantasse com François Hollande no palácio presidencial, mas o Irão fez questão que a refeição não fosse acompanhada por bebidas alcoólicas o que não terá sido aceite pela França, país de forte tradição republicana e laica.

Ainda segundo os media franceses, foi depois sugerido que os dois Presidentes tomassem antes um pequeno-almoço juntos, o que foi recusado de imediato pelo Irão, tendo sido depois supostamente acordada uma reunião que terá lugar na terça-feira de manhã.

O Presidente iraniano inicia no sábado uma viagem pela Europa, com a visita a Itália durante o fim de semana, seguindo-se depois na segunda e terça-feira a estadia em França. Rohani irá também intervir na sede da UNESCO em Paris.

A digressão do líder iraniano ocorre em sequência do reatamento de relações diplomáticas após ter sido estabelecido o acordo para a observação internacional do seu programa nuclear.