Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

CEO da Amazon torna-se o quarto homem mais rico do mundo

  • 333

Jeff Bezos, fundador da Amazon (19,1 mil milhões de dólares/14,1 mil milhões de euros)

Jeff Bezos ascendeu no ‘ranking, após o valor das ações da Amazon terem subido

Esta terça-feira as ações da Amazon dispararam na bolsa de Nova Iorque. Jeff Bezos, CEO da Amazon, com apenas 51 anos, tornou-se a quarta pessoa mais rica do mundo, com um património avaliado em 58,2 mil milhões de dólares, segundo informou o índice dos bilionários da Bloomberg.

Com esta subida, Bezos conseguiu ultrapassar o magnata mexicano das telecomunicações, Carlos Slim, que em 2013 foi considerado a pessoa mais rica do mundo. Desta forma, Slim está agora em quinto lugar com uma fortuna de 57,2 mil milhões de dólares, embora este ano já tenha sofrido uma perda de 15,4 mil milhões de dólares.

O ano de 2015 foi decisivo para a maior plataforma de venda online, Amazon. Bezos aumentou a sua fortuna em 103,5% e os 29,6 mil milhões de dólares anuais ganhos, até à data, são o maior número registado por um bilionário no índice da Bloomberg, que realiza um ranking diário das 400 pessoas mais ricas do mundo.

Os principais milionários

Na lista dos 400 mais ricos do mundo, o espanhol e conhecido Amancio Ortega, fundador da Inditex SA, a maior empresa de comércio de vestuário, assume a posição de segundo lugar com uma riqueza de 73,7 mil milhões de dólares. Só este ano já aumentou o seu lucro em 12,7 mil milhões de dólares. O terceiro lugar pertence ao investidor Warren Buffet, que detém uma fortuna de 63,2 mil milhões de dólares .

Contudo, o conceituado e famoso criador da Microsoft continua a ser o homem mais rico do mundo. De acordo com o índice de multimilionários do mundo, Bill Gates tem um património de 85 mil milhões de euros.

No último mês, Bezos retirou dos irmãos Charles e David Koch a posição de terceiro lugar na lista dos homens mais ricos dos Estados Unidos da América. Cada irmão apresenta uma riqueza de 52 mil milhões de dólares e juntos controlam 84% da Koch Industries.

Mark Zuckberg, fundador do Facebook, também consta no ranking dos homens mais ricos do mundo. O seu oitavo lugar transparece o património de 47,1 mil milhões de dólares e este ano já conta com mais 12,6 mil milhões de dólares.

A nona posição pertence a Larry Ellison, fundador da Oracle Corporation, que embora este ano tenha perdido 6,2 mil milhões de euros, continua a ter uma fortuna de 42,600 milhões de dólares. Logo a seguir está o cofundador da Alphabet Inc., Larry Page, com 39 mil milhões de dólares.

Uma curiosidade muito interessante é que as 400 pessoas mais ricas do mundo controlam um património de 4 mil biliões de dólares. Este número consegue ser maior que o produto interno bruto de todos os países do mundo, com a exceção dos Estados Unidos, China e Japão.