Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Presidente Obama inaugura página no Facebook com vídeo no seu “quintal das traseiras”

  • 333

Barack Obama diz que, tendo em conta que “perto de três em cada quatro adultos que estão online usam o Facebook”, a rede social afigura-se-lhe como um sítio ótimo para se conversar sobre temas como mudanças climáticas e educação

O Presidente Barack Obama aderiu esta segunda-feira ao Facebook colocando como primeiro post um vídeo em que se dirige aos cidadãos norte-americanos a partir dos jardins da Casa Branca para apelar a que empenhem na sua luta por uma melhor política ambiental.

“Olá a todos. Este tem sido o meu quintal das traseiras nos últimos 7 anos e também acontece ser um parque nacional (…) Muito do que faço aqui é pensar em como me quero certificar de que a beleza deste parque natural particular, assim como de todos os outros parques ao longo dos Estados Unidos, o planeta, estejam cá para a Malia e a Sasha (suas filhas) e para os seus filhos e netos” , afirmou o Presidente norte-americano, referindo depois que já conseguiu que os 150 países, que representam 90% da economia mundial e grande parte da emissão de gases poluentes, tenham estabelecido um acordo que deverá ser levado por diante na cimeira ambiental que terá lugar em Paris em dezembro.

No texto que acompanha o vídeo, Obama diz que “numa altura em que perto de três em cada quatro adultos que estão online usam o Facebook”, a rede social afigura-se-lhe como um sítio ótimo lançar conversas sobre temas importantes para o país, como as mudanças climáticas e a educação.

O Presidente norte-americano diz que na sua página as pessoas vão poder ouvir, “diretamente dele”, as suas opiniões sobre esses assuntos, assim como também vão poder “partilhar os vossos próprios pensamentos e histórias”.

Neste seu segundo mandato, Obama tem reforçado ainda mais a sua presença nas redes sociais, Em maio abriu uma conta no Twitter, entretanto a conta do Facebook “Barack Obama”, que continua a ser gerida pela Organizando-nos para a Ação, já tem cerca de 45 milhões de seguidores.