Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

EUA. Testes militares confundidos com OVNI

  • 333

Na última noite, os céus da Califórnia foram palco de um teste de lançamento de um míssil desarmado. Alguns norte-americanos não sabiam e acharam que “a luz dourada” era um objeto voador não identificado ou um meteoro

É um OVNI? É um meteoro? Um avião? Não. É um míssil. Na noite deste sábado, os californianos ficaram assustados com uma luz que se deslocava nos céus daquele estado norte–americano. As redes sociais encheram-se de vídeos, imagens e especulações. Agora, a Marinha confirmou que tudo não passou de um teste de lançamento de um míssil desarmado. A ação já estava planeada e deverá decorrer até dia 12.

“Estes testes fazem parte de um sistema de avaliação que está a decorrer e que já estava planeado. Os lançamentos são levados a cabo com frequência para garantir a permanente segurança do sistema. Cada teste fornece informação valiosa sobre os nossos sistemas, que contribuem para assegurar as nossas próprias capacidade”, informou o Departamento de Defesa dos Estados Unidos em comunicado, citado pela CNN.

Segundo avança a BBC, este género de testes são realizados com alguma regularidade, no entanto, os locais e as horas de lançamento não são divulgados como medida de segurança. Precisamente por não saberem o que se passava, algumas centenas de pessoas publicaram nas redes sociais imagens, vídeos e comentários. As autoridades dizem ter recebido diversas chamadas de pessoas assustadas com o fenómeno.

“À primeira vista pareceu-me uma estrela dourada. Era dourado e pequeno, e pouco depois ardeu durante uns minutos e transformou-se num ponto de luz azul”, descreveu Matt McKee à CNN.

No aeroporto de Los Angeles, diversos voos tiveram, antecipadamente, de ser desviados devido à realização destes testes da Marinha dos EUA.