Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Aperto de mão histórico entre presidentes da China e de Taiwan

  • 333

O aperto de mão entre líderes de Taiwan e da China, 66 anos depois

EDGAR SU/REUTERS

Esta é a primeira reunião entre os líderes dos dois territórios em 66 anos

Os presidentes chinês e taiwanês deram hoje um aperto de mão histórico em Singapura, no arranque da primeira cimeira desde a separação da China continental e de Taiwan, há 66 anos, após uma guerra civil.

O chefe de Estado da China, Xi Jinping, e o Presidente de Taiwan, Ma Ying-Jeou, cumprimentaram-se com um aperto de mão, sorriram e acenaram perante uma sala repleta de jornalistas num hotel em Singapura, antes de se retirarem para darem início a conversações privadas.

Esta é a primeira reunião entre os líderes dos dois territórios desde 1949.

O encontro, realizado sob um forte dispositivo de segurança, terá a duração de uma hora, numa reunião em que os dois líderes vão discutir a melhoria das relações de ambos os lados do estreito de Taiwan.

Posteriormente, ambas as partes vão dar uma declaração à imprensa separadamente, e, em seguida, os dois presidentes terão um jantar privado.

  • O senhor Xi, o senhor Ma e a terceira senhora

    Os líderes da China e de Taiwan vão encontrar-se pela primeira vez desde 1949. O encontro é histórico, mas é sobretudo motivado pelas eleições de 2016 em Taiwan, de onde a candidata pró-independência Tsai Ing-wen deverá sair vencedora. O resultado da reunião, contudo, deverá ser mais simbólico do que concreto