Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Brasil. Desabamento de barragem numa mina mata pelo menos 17 pessoas

  • 333

BOMBEROS MG / HANDOUT

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas, na sequência do desmoronamento de uma barragem de resíduos em Minas Gerais

Esta quinta-feira, uma barragem de resíduos de um complexo mineiro do município de Mariana, do estado brasileiro de Minas Gerais, desmoronou-se causando pelo menos 17 mortos, mais de 50 feridos e vários desaparecidos.

O acidente ocorreu durante a tarde de quinta-feira, pelas 16h20 locais (18h20 em Lisboa), na localidade de Bento Rodrigues, a 35 Km do centro de Mariana. Cerca de 15 funcionários da empresa mineira estão desaparecidos.

De acordo com Adão Severino Júnior, comandante dos bombeiros da cidade de Mariana, “o número de desaparecidos vai ultrapassar os 40, mas o número ainda não é oficial". Uma das vítimas sofreu uma paragem cardíaca assim que ocorreu o acidente.

Os desalojados estão a ser levados para um complexo desportivo no município de Mariana, na qual estão receber objetos de higiene básica, como roupa, produtos de higiene, colchões e roupas.

O Ministério Público de Minas Gerais já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente, mas segundo um dos promotores da investigação, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, ainda é cedo para tirar conclusões, embora nenhuma barragem se derrube “por acaso”.

A presidente do Brasil, Dilma Roussef, também disponibilizou as forças nacionais para ajudar no resgate de desaparecidos.

O depósito de resíduos do complexo industrial de Germano, mais conhecido como Barragem do Fundão, fica situado entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, no Brasil.