Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Migrações. Papa e Presidente da Macedónia discutem compromisso para assistir refugiados

  • 333

ALBERTO PIZZOLI/AFP/Getty Images

O papa Francisco recebeu este sábado, em audiência, o Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, com quem abordou “a necessidade de um compromisso partilhado” para assistir ao grande número de refugiados que vão chegando à região dos Balcãs

A Santa Sé informou sobre a realização deste encontro num comunicado divulgado no final do mesmo, no qual participaram também o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parollin, bem como o secretário para as relações com os Estados, o arcebispo Paul Richard Gallagher.

O papa Francisco recebeu este sábado, em audiência, o Presidente da Macedónia, Gjorge Ivanov, com quem abordou “a necessidade de um compromisso partilhado” para assistir ao grande número de refugiados que vão chegando à região dos Balcãs.

Durante as conversações, “que ocorreram num clima de cordialidade”, constataram-se “com satisfação” as boas relações entre o Vaticano e a Macedónia, refere o comunicado, acrescentando que foram igualmente discutidas questões de política internacional.

O papa Francisco e Ivanov falaram da “necessidade de um compromisso partilhado para proporcionar assistência a um elevado número de refugiados que vão chegando à região”, acrescenta a Santa Sé.

A Macedónia é um dos países de passagem para os milhares de refugiados que fogem dos conflitos de países como a Síria ou o Afeganistão, e que têm como destino o norte da Europa.

Foi ainda abordada, na audiência, “a importância de fomentar cada vez mais o diálogo e a convivência entre as distintas realidades étnicas e religiosas” da antiga República Jugoslava da Macedónia.

Ambos os responsáveis manifestaram também “o desejo de que se cumpram as aspirações do país para integrar a Europa”, uma situação no âmbito da qual estão a ser realizados “grandes esforços”, assinala a nota do Vaticano.