Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Foram descobertas 130 pessoas num contentor frigorífico na Bulgária

  • 333

O contentor era transportado por um camião e o estado de saúde das 130 pessoas, entre as quais estavam 58 crianças, “não é preocupante”, segundo as autoridades búlgaras. O condutor do camião foi detido

Cerca de 130 migrantes foram descobertos dentro de um contentor frigorífico, num camião, na Bulgária, próximo da fronteira com a Turquia, segundo informação avançada este sábado pelo Ministério do Interior búlgaro.

Um porta-voz do ministério indicou que dentro do contentor estavam 38 homens, 33 mulheres e 58 crianças, escondidos atrás de uma palete de caixas de água gaseificada, segundo a agência Lusa.

A descoberta foi feita num dos principais postos na fronteira entre a Bulgária e a Turquia em Kapitan-Andréevo. Segundo o jornal francês “Le Figaro” o condutor, de nacionalidade turca, dirigia-se para a Roménia e já foi detido.

“O estado dos migrantes não é preocupante”, disse um porta-voz do Ministério do Interior da Bulgária à AFP, citado pelo jornal francês.

O caso registado junto à fronteira entre a Bulgária e a Turquia, segundo a agência France Presse, relembra os trágicos acontecimentos do passado mês de agosto, quando 71 migrantes foram encontrados mortos, congelados, dentro de um camião frigorífico na Áustria.

As autoridades búlgaras têm detido diariamente uma média de 100 migrantes, que tentam utilizar a Bulgária como país de trânsito, sobretudo para a Alemanha.

Com receio de um aumento do fluxo de pessoas, devido ao agravamento das condições meteorológicas, a polícia búlgara lançou uma operação este sábado na qual já revistou 6.000 veículos em todo o país.

[notícia atualizada às 20h41]