Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Vídeo mostra cenas da intervenção dos EUA em prisão no Iraque

  • 333

Na passada quinta-feira, os EUA decidiram pôr “boots on the ground” (soldados no terreno) para ajudar as forças curdas a libertar cerca de 70 reféns das mãos do Daesh. Um vídeo divulgado recentemente mostra essa operação de resgate

A cena que surge no vídeo faz parte de uma missão de resgate realizada na passada quinta-feira no norte do Iraque, na província de Hawija, a norte da província de Kirkourk, com o intuito de salvar cerca de 70 prisioneiros de uma prisão controlada pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh).

A ofensiva fora lançada pelas forças especiais curdas mas, de acordo com os Estados Unidos (EUA), o risco “iminente” de execução dos reféns levaria à intervenção direta no terreno dos norte-americanos.

A missão foi bem-sucedida, mas resultaria na primeira morte de um soldado norte-americano desde que os EUA se lançaram na luta contra o Daesh no verão do ano passado: Joshua Wheeler. E levantou várias questões sobre a natureza do envolvimento dos EUA no Iraque. “No more boots on the ground?”