Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Voos entre Ucrânia e Rússia estão suspensos

  • 333

GENYA SAVILOV / AFP / Getty Images

Os voos diretos entre a Ucrânia e a Rússia estão suspensos desde este domingo, em mais uma manifestação da crise entre Kiev e Moscovo que afeta centenas de milhares de passageiros dos dois países

O último avião de passageiros provenientes de Moscovo aterrou no principal aeroporto de Kiev na noite de sábado para domingo, refere a AFP, sendo que depois disso não se realizou qualquer voo direto. Esta ligação aérea é responsável por transportar cerca de 100.000 passageiros por mês.

Para o primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, a Ucrânia é o principal responsável por esta suspensão, embora recíproca. "Por iniciativa do governo ucraniano, os voos de todas as companhias aéreas entre a Rússia e a Ucrânia estão paradas. Eis um brilhante exemplo da luta dos dirigentes ucranianos contra o seu próprio povo: três quartos dos passageiros são ucranianos", disse o primeiro-ministro russo, na sua página da rede social Facebook.
"Um ato forte", acrescentou Medvedev, em ucraniano.

Esta suspensão dos voos traduz-se em mais um etapa na crise que assola os dois países, o mais grave depois da independência da Ucrânia, em 1991, e que provocou a anexação, em março de 2014, da península ucraniana da Crimeia pela Rússia.

Apoiada pelo Ocidente, Kiev considera que este conflito é de facto uma guerra com Moscovo e acusa as autoridades russas de terem instigado e apoiado militarmente os separatistas