Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Cara e nome de Schweinsteiger usados em boneco nazi. Jogador avança para os tribunais

  • 333

Fabricante chinês que fez os bonecos alega que tudo não passa de uma coincidência. “É um insulto e uma difamação”, diz o advogado do futebolista

O futebolista do Manchester United Bastian Schweinsteiger anunciou que vai processar a empresa chinesa fabricante dos “Bastian”, os soldadinhos alemães da Segunda Guerra Mundial que ostentam a insignia da suástica. Além do nome, também a cara dos soldadinhos nazis se parece com a do futebolista.

Os soldadinhos vão começar a ser comercializados na Europa esta semana e o advogado de Bastian Schweinsteiger indicou que irá acusá-los de “violação de direitos” pelo recursos à sua imagem. “É uma clara violação dos direitos de imagem de Schweinsteiger. Vê-lo como um soldado, com armamento e a suástica, também é um insulto e uma difamação”, afirmou Ulrich Amelung, ao jornal alemão “Bild”.

O porta-voz da Corporação DiD, que fez o boneco, diz que se trata de “uma completa coincidência”. “Não vendemos nenhum boneco com cara de jogadores. A figura é baseada no alemão típico. Nós acreditamos que a maioria dos alemães se parece assim. E Bastian é um nome comum na Alemanha.”