Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Liberais quebram o domínio conservador no Canadá

  • 333

O líder do Partido Liberal prometeu durante a campanha reverter as medidas de austeridade implementadas pelo seu antecessor

JIM YOUNG

Contra as previsões das sondagens, o Partido Liberal de Pierre Trudeau chegou à maioria absoluta, pondo fim a um domínio de dez anos dos conservadores canadianos. O primeiro-ministro cessante, Stephen Harper, já anunciou a demissão

O Partido Liberal de Justin Trudeau venceu esta segunda-feira as eleições legislativas do Canadá, pondo assim fim ao domínio dos conservadores. Os liberais alcançaram a maioria absoluta na Câmara dos Comuns, com 185 de 338 deputados; já os conservadores ficaram-se pelos 108 assentos parlamentares.

Com 39,5% dos votos, segundo os datos confirmados até ao momento, os liberais contrariaram as sondagens que lhes atribuíam o 3.º lugar nestas eleições. O partido de Trudeau vinha sendo a terceira força política desde as últimas legislativas, em 2011, quando foi ultrapassado pelo Partido Conservador e pelo NDP (Canada's New Democrats, ou Novos Democratas do Canadá).

Acaba assim o domínio conservador, liderado por Stephen Harper, o primeiro-ministro dos países do G7 que esteve mais tempo em funções depois de Angela Merkel. Durante os seus dez anos como chefe do executivo, Harper incentivou uma economia focada no boom petrolífero e numa diplomacia mais agressiva.

Foi também o responsável por retirar o país do Protocolo de Quioto e por recuperar alguns símbolos monárquicos canadianos. Aliado do primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, aproveitou a campanha para atacar a comunidade muçulmana instalada no Canadá. Agora, Harper anuncia a demissão: num comunicado do Partido Conservador, o longevo político justifica-se dizendo que "o povo nunca se engana".

Uma família bem conhecida dos eleitores

Justin Trudeau chega à liderança do novo Governo com um passado ligado à política: é que o seu pai é Pierre Elliot Trudeau, que foi primeiro-ministro do Canadá entre 1968 e 1984 - com uma pequena interrupção entre 1979 e 1980. Trudeau pai foi responsável pela viragem do país ao multiculturalismo, ao federalismo e ao bilinguismo.

No entanto, de acordo com Stephen Clarkson, o biógrafo de Justin Trudeau, são mais as características que separam pai e filho do que as semelhanças: "Trudeau pai era um intelectual, Justin baseia-se na opinião dos seus conselheiros". "Justin Trudeau não é um perito em detalhes políticos", declarou, citado pelo diário espanhol "El País".

No discurso da vitória, Trudeau falou de "uma verdadeira mudança": "Isto é o que políticas positivas podem fazer. Isto é o que uma visão positiva e esperançosa consegue alcançar", disse à audiência que o aplaudia.

A vitória de Trudeau acontece na sequência de uma das campanhas mais longas da História do país, com uma duração de 78 dias. Durante a campanha, marcada pelo slogan ABC (Anything But Conservatives, ou Tudo Menos Conservadores), Trudeu propôs o fim das medidas de austeridade.