Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tusk manifesta "otimismo cauteloso" sobre acordo UE/Turquia

  • 333

Presidente do Conselho Europeu considera que o acordo alcançado esta noite com a Turquia pode ser um "passo decisivo" para responder à crise dos refugiados

Donald Tusk anunciou esta noite que foi alcançado um acordo com a Turquia que visa combater a crise dos refugiados. É um com "otimismo cauteloso" que o presidente do Conselho Europeu diz encarar este pacto, que deverá continuar a ser discutido nos próximos dias com as autoridades turcas.

“O acordo alcançado um passo decisivo para enfrentar a pressão migratória na Europa. Os líderes da União Europeia decidiram medidas sobre as quais se sente um otimismo cauteloso”, declarou Donald Tusk em conferência de imprensa no final do Conselho Europeu.

A Turquia solicitou cerca de 3 mil milhões de euros em ajudas. Segundo o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o montante que será disponibilizado deverá ser alvo de discussão dos próximos dias.

O acordo prevê que as negociações sobre os vistos europeus para os cidadãos turcos sejam aceleradas e que os Estados-membros contribuam com o reforço da segurança fronteiriça.