Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Parlamento iraniano aprova acordo nuclear

  • 333

GETTY

O acordo estabelecido em julho com as grandes potencias mundiais foi esta terça-feira aprovado pelo parlamento iraniano, mas terá ainda ainda de ser analisado pelo Conselho dos Guardiões e ratificado pelo líder supremo Ayatollah Ali Khamenei

O parlamento iraniano aprovou esta terça feira, com 161 votos a favor, 59 contra e 13 abstenções, o acordo para o controle internacional do seu programa nuclear, estabelecido em julho, após um longo e complicado processo negocial, com o grupo dos 5+1, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, e Rússia) e a Alemanha.

O debate parlamentar sobre o acordo, que prevê o levantamento das sanções internacionais como contrapartida, foi especialmente tenso. Os deputados mais críticos defenderam que o líder supremo Ayatollah Ali Khamenei também está contra a ratificação do acordo e procuraram atrasar a votação, levantando inúmeras propostas relativas a detalhes.

Após esta aprovação, o acordo terá ainda de ser analisado pelos 12 membros do Conselho dos Guardiões, que o poderão enviar de para o parlamento para que reconsidere a decisão. Caso não o façam, seguirá para ser ratificado por Khamenei.

Não é ainda claro quando o Conselho dos Guardiões irá expressar a sua decisão. O líder supremo não manifestou ainda publicamente qual a sua posição relativamente ao acordo, mas durante o processo negocial manifestou o seu apoio aos diplomatas iranianos envolvidos.