Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Reino Unido. Europeístas lançam “Britain Strong in Europe”

  • 333

Campanha contra o Brexit (termo usado em Inglaterra para designar a saída da União Europeia) arrancou hoje em Londres pela mão do empresário Stuart Rose. No momento em que o líder do UKIP, Nigel Farage diz que o referendo é sobre a imigração.

Empresário e membro conservador da Câmara dos Lordes, Stuart Rose é o líder da “Britain Stronger in Europe”, uma campanha interpartidária que reúne três antigos primeiros-ministros – Tony Blair, Gordon Brown e John Major – e o antigo ministro trabalhista Peter Mandelson. No entanto, o primeiro-ministro David Cameron não segue o exemplo dos seu predecessores e não estará presente no lançamento da campanha, o mesmo acontecendo com o novo líder trabalhista, Jeremy Corbin. Uma decisão que já levou a críticas por parte do líder liberal democrata, afirmado que “devemos liderar, não sair”.

“Afirmar que para a Grande Bretanha a via patriótica é bater em retirada, de nos retirarmos-nos e olharmos para nós próprios, é não compreender o que somos enquanto nação”, disse Stuart Rose.

A campanha liderada por Stuart Rose tem o apoio de Tony Blair, Gordon Brown e John Major

A campanha liderada por Stuart Rose tem o apoio de Tony Blair, Gordon Brown e John Major

Luke MacGregor / Reuters

A campanha de Rose que é também ex-presidente da Marks and Spencer e atual presidente da mercearia online Ocada é a primeira contra o Brexit.

Pela saída da União Europeia, no final da semana passada, o partido Conservador e o Trabalhista ( a principal força da oposição) criaram a “Vote Leave. Desde finais de setembro no terreno, os os independentistas do UKIP de Nigel Farage militam na “Leave EU).

Rose reafirma nacionalismo

“Não permitirei a ninguém que me diga que sou menos inglês porque acredito numa Grã-Bretanha a mais forte possível para a economia, para a nossa segurança e para a nossa sociedade”, defende Stuart Rose.

Rose responde assim às declarações do líder do UKIP, Nigel Farage para quem a campanha “Britain Stronger in Europe” é um “grupo de homens de 'ontem' e de grandes empresários”. Para o ex ministro conservador Owen Peterson, a Inglaterra vive hoje a maior escolha desde a Reforma do século XV. campanha de Rose anunciou entretanto um grupo de peso de aderentes oriundos do Partido Conservador, dos Verdes dos Liberais democratas e dos Trabalhistas.

O referendo sobre a permanência britânica na UE ainda não tem data marcada, mas o primeiro-ministro David Cameron prometeu que irá realizar-se até ao final de 2017.