Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Herói esfaqueado. Militar norte-americano que neutralizou um terrorista num TGV está em estado crítico

  • 333

Spencer Stone: “Não me considero um herói. Fiz aquilo que qualquer militar teria feito. Tentei sobreviver e, felizmente, tudo acabou bem”

Mário João

Em agosto, de férias na Europa, tinha impedido com mais dois amigos de infância um ataque terrorista num comboio a caminho de Paris. Agora, de regresso aos EUA foi esfaqueado à porta de um bar em Sacramento. Spencer Stone, um dos heróis do momento, está em estado crítico

Um dos militares norte-americanos que em agosto impediram um ataque terrorista num comboio de alta velocidade que fazia a ligação entre Amesterdão, na Holanda, e Paris, em França, foi esfaqueado esta quinta-feira de madrugada em Sacramento, Califórnia, EUA. Spencer Stone está em estado crítico.

Chamada ao local, uma zona de diversão noturna localizada na baixa de Sacramento, a polícia encontrou um homem com cerca de 20 anos esfaqueado por diversas vezes no tórax, informa o “Los Angeles Times”. A vítima, que teria ido sair com um grupo de amigos, envolveu-se num confronto, relacionado, muito provavelmente, com o consumo excessivo de álcool. As autoridades policiais afasta a possibilidade de ataque terrorista.

O técnico de saúde da Força Aérea norte-americana, de 23 anos, foi transferido recentemente da Base das Lajes, nos Açores, para a Base de Travis, na Califórnia. Por enquanto, não foram divulgados mais detalhes sobre as circunstâncias do incidente.

De acordo com a porta-voz da Força Aérea norte-americana, Ann Stefanek, o primeiro-sargento Stone ainda estava a ser tratado aos ferimentos sofridos a 21 de agosto, dia em que , juntamente com dois amigos de infância de férias na Europa conseguiram imobilizar um marroquino, armado com uma metralhadora Kalashnikov (AK-47), uma pistola de 9 mm e um x-ato, identificado como Ayoub El Khazzani, de 26 anos.

Durante os confrontos Spencer Stone foi golpeado com gravidade numa mão, tendo sido distinguido pelo Presidente François Hollande com a Legião de Honra, a mais alta condecoração francesa. Também o Presidente Barack Obama recebeu os três amigos (Spencer, Alek e Anthony) na mítica sala oval da Casa Branca, na capital Washington e emitiu uma nota onde descrever os três jovens como “o que a América tem de melhor”.

  • Herói. Militar norte-americano conta como neutralizou um terrorista num TGV a caminho de Paris

    Spencer Stone, 23 anos, é um dos heróis do momento. Há precisamente um mês, juntamente com dois amigos de infância, todos de férias na Europa, neutralizaram um ataque terrorista num comboio entre Amesterdão e Paris. De regresso às Lajes, onde cumpre destacamento, este técnico de saúde da Força Aérea norte-americana recorda os minutos alucinantes em que lutou com um homem armado com uma metralhadora Kalashnikov