Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Presidente do Conselho Europeu dá os parabéns a Passos. “Estas eleições demonstram que as medidas deram resultado”

  • 333

ADAM WARZAWA / EPA

Donald Tusk diz que “é com grande prazer” que espera “continuar a trabalhar em estreita colaboração” com Passos Coelho

Donald Tusk já deu os parabéns a Passos Coelho, em nome do Conselho Europeu, pela vitória nas eleições de domingo. “Os recentes resultados económicos portugueses e estas eleições vêm demonstrar que o programa ambicioso de reformas económicas e as medidas aplicadas para garantir o equilíbrio das contas públicas que o seu governo tem vindo a executar durante os últimos quatro anos deram resultado”, lê-se num comunicado divulgado na página oficial do Conselho Europeu.

Tusk, que se estreou na vida política como ativista do desaparecido Solidariedade na década de 1980, diz esperar que “nos próximos anos Portugal possa beneficiar da necessária estabilidade política para enfrentar os desafios que se perfilam no horizonte”. O presidente do Conselho Europeu acredita que, “sob a direção” de Passos Coelho, “Portugal vai continuar a contribuir para o desenvolvimento da União Europeia”.

“Portugal e toda a União Europeia precisam de uma sólida recuperação económica que crie emprego e prosperidade, de concretizar a união monetária e de dar uma resposta firme aos desafios decorrentes da migração e das ameaças geopolíticas”, acrescenta Tusk, que fecha com uma nota de satisfação. “É com grande prazer que espero continuar a trabalhar em estreita colaboração com vossa excelência e desde já lhe dou as boas-vindas ao Conselho Europeu de 15 e 16 de outubro próximos.”