Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Avião desaparece na Indonésia

  • 333

Não é este o avião da companhia indonésia Aviastar que está desaparecido, mas um modelo idêntico

PRAKASH MATHEMA / AFP / Getty Images

O aparelho transportava dez pessoas, entre as quais três crianças, e perdeu o contacto com a torre de controlo de tráfego aéreo na manhã desta sexta-feira

Despareceu um avião durante a manhã desta sexta-feira na zona leste da Indonésia. O aparelho, um DHC-6 Twin Otter, fazia uma ligação doméstica entre Masamba e Makassar, duas cidades situadas na região de Sulawesi, no sul do país, e transportava um total de dez pessoas. O aparelho pertencia à companhia indonésia Aviastar, cuja base está instalada em Jakarta.

O Ministério dos Transportes indonésio anunciou que as primeiras buscas já começaram, sendo que já foram destacados 100 funcionários da Agência Nacional de Socorro para o efeito.

Dezenas de familiares dos passageiros e da tripulação já se encontram no aeroporto Sultan Hasanuddin, em Massakar, à espera de notícias.

Segundo informações avançadas por um porta-voz ministerial, dados de satélite permitem calcular que o avião terá desaparecido a cerca de 20 milhas (32 quilómetros) de Masamba. De acordo com o mesmo informador, seguiam a bordo “três tripulantes e sete passageiros, entre os quais três crianças”.

As autoridades deram conta do sucedido quando responsáveis pelo controlo do tráfego aéreo perderam o avião nos radares. O último contacto terá sido estabelecido às 6h36 locais (23h36 em Portugal), 15 minutos após a descolagem. O avião deveria ter aterrado em Makassar uma hora mais tarde.

A SkyNews foi o primeiro órgão a noticiar o sucedido.

De acordo com o “The Independent”, a Indonésia tem um ”notório mau registo de segurança aérea”, dado que 59 das 63 companhias do país já foram banidas do espaço aéreo que pertence à União Europeia.

[Texto atualizado às 14h07]