Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Atirador que causou massacre em universidade norte americana foi abatido

  • 333

Os primeiros dados referiram 10 mortos e 20 feridos

Michael Sullivan/Reuters

Tinha vinte anos, mas não se sabe se era ou não estudante da Umpqua Community College, em Roseburg, no estado Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, a sul de Washington. As primeiras informações vindas da polícia indicaram que 10 pessoas morreram e 20 ficaram feridas

O individuo armado que matou e feriu inúmeras pessoas esta quinta-feira na Umpqua Community College, em Roseburg, no estado Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, a sul de Washington, foi neutralizado e morto, após se ter envolvido numa troca de tiros com a polícia, indicou o xerife do condado de Douglas, John Hanlin.

Nenhum polícia foi ferido. 10 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, segundo as primeiras informações prestadas pelo porta-voz da polícia do Estado de Oregon, Bill Fugate. Entretanto, o procurador geral de Oregon indicou que morreram 13 pessoas. Mas as últimas informações das entidades oficiais não prestaram esclarecimentos sobre o número de vítimas.

A governadora de Oregon, Kate Borwn, afirmou que o atirador tinha vinte anos de idade, mas não foi revelada a sua identidade, nem esclarecido se era ou não estudante da universidade.

As autoridades haviam recebido um alerta de que um atirador encontrava-se dentro de uma sala de aula, segundo referiram as autoridades ao "USA Today".

Atirador terá falado nas redes sociais sobre o que tencionava fazer

"Nós chegámos e encontrámos várias vítimas em diversas salas de aula. Os agentes da lei chegaram ao local e neutralizaram o atirador", disse à CNN o responsável dos bombeiros de condado de Douglas,Ray Shoufle. Duas das vítimas faleceram enquanto estavam a ser transportadas para o hospital.

Um agente policial indicou posteriormente à CNN que estão a investigar as publicações que pensam que o atirador fez nas redes sociais. Supostamente, na noite anterior o individuo terá mantido conversas on line onde falou sobre o que pretendia fazer.

Os disparos parecem ter começado num edifício e depois o atirador ter-se-á se deslocado para o edifício de ciências da instituição.

A universidade é frequentada por 3 mil estudantes a tempo inteiro e 16 mil a tempo parcial. Fundado em 1964, o complexo universitário tem 16 edifícios.
Roseburg é uma cidade com cerca de 22 mil habitantes.

Este foi o 45º tiroteio ocorrido este ano numa escola dos Estados Unidos, o 142º desde o tiroteio na escola Sandy Hook em dezembro de 2012, segundo referiu o grupo para controle de armamento Everytown for Gun Safety. “A América é o único país desenvolvido onde quando alguém pergunta se ouvimos alguma coisa sobre o tiroteio num campus (escolar), tem de se esclarecer ‘qual?’ Isso é inaceitável”, disse Colin Goddard, uma representante do grupo e sobrevivente do tiroteio da Virginia Tech.