Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Atirador mata 10 pessoas em universidade norte-americana

  • 333

O atirador tinha 20 anos e foi abatido após uma troca de tiros com a polícia. Ataque aconteceu no Oregon, estado do Oeste dos Estados Unidos

Um homem armado matou 10 pessoas e feriu mais de 20 no Umpqua Community College, em Roseburg, no estado Oregon, na costa oeste dos Estados Unidos, a sul de Washington.

O atirador foi abatido, segundo indicou o xerife do condado de Douglas, John Hanlin, em conferência de imprensa, referindo que houve uma troca de tiros com a polícia.

Noutra conferência de imprensa, a governadora de Oregon, Kate Brown, disse que o atirador tinha 20 anos de idade.

As autoridades haviam recebido um alerta de que um atirador encontrava-se dentro de uma sala de aula, segundo referiram as autoridades ao "USA Today".

"Nós chegámos e encontrámos várias vítimas em diversas salas de aula. Os agentes da lei chegaram ao local e neutralizaram o atirador", disse à CNN o responsável dos bombeiros de condado de Douglas,Ray Shoufle. Duas das vítimas faleceram enquanto estavam a ser transportadas para o hospital.

A universidade é frequentada por 3 mil estudantes a tempo inteiro e 16 mil a tempo parcial. Fundado em 1964, o complexo universitário tem 16 edifícios.

Roseburg é uma cidade com cerca de 22 mil habitantes.

Este foi o 45º tiroteio ocorrido este ano numa escola dos Estados Unidos, o 142º desde o tiroteio na escola Sandy Hook em dezembro de 2012, segundo referiu o grupo para controle de armamento Everytown for Gun Safety. “A América é o único país desenvolvido onde quando alguém pergunta se ouvimos alguma coisa sobre o tiroteio num campus (escolar), tem de se esclarecer ‘qual?’ Isso é inaceitável”, disse Colin Goddard, uma representante do grupo e sobrevivente do tiroteio da Virginia Tech.

artigo em atualização