Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Rússia efetuou primeiro ataque aéreo ao Estado Islâmico em território sírio

  • 333

O ataque ocorre horas depois de o Parlamento de Moscovo ter aprovado o envio de forças aéreas para a Síria, com o objetivo de combater o Estado Islâmico

A Rússia acaba de efetuar o seu primeiro ataque aéreo em território sírio. A ofensiva deu-se perto da cidade de Homs, de acordo com um representante das autoridades norte-americanas.

Os Estados Unidos tinham já avisado esta quarta-feira que um primeiro ataque russo poderia ocorrer a qualquer momento, dando conta de que as forças militares russas estariam “prontas”. A mesma fonte das autoridades norte-americanas esclareceu que a Rússia tem vindo a familiarizar-se com o terreno durante os últimos dias e que, portanto, é natural que esteja preparada para passar ao ataque.

Neste momento, encontram-se quatro aviões modelo Su-34 e 600 soldados russos na base aérea de Latakia, na Síria.

O ataque ocorreu pouco tempo depois do Parlamento russo ter autorizado o envio de tropas para a Síria, em resposta a um pedido do Presidente Vladimir Putin durante o encontro bilateral que manteve com Barack Obama na Assembleia Geral da ONU. Numa reunião à porta fechada, o Parlamento aprovou a medida proposta por Putin, com um resultado de 162 votos a favor.

A Rússia tem vindo a reforçar a sua presença na Síria há várias semanas, a pedido do regime de Bashar al-Assad. O Presidente sírio tem no homólogo russo um dos seus últimos aliados europeus e pode agora contar com mais tropas para combater os avanços do autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) no país.