Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Volkswagen vai sair do índice de empresas sustentáveis

  • 333

Getty

A decisão foi anunciada pela Standard & Poor em sequência da descoberta que veículos da multinacional alemã dispositivos possuem dispositivos que manipulam as emissões poluentes

A multinacional alemã Volkswagen vai sair do índice de empresas sustentáveis, devido ao escândalo resultante da manipulação, ao longo de anos, das emissões de gases poluentes, anunciou esta terça-feira a Standard & Poor's Dow Jones Indices.

A retirada da Volkswagen do Dow Jones Sustainability Indices (DJSI) vai ocorrer em 6 de outubro, depois de concluída a sessão bolsista em Frankfurt na véspera, explicou a entidade gestora dos índices sem mais detalhes.

O grupo alemão está neste índice de empresas sustentáveis mais de 10 anos, primeiro entre 1999 e 2004 e depois desde 2007, tendo mesmo sendo nomeada em agosto a empresa mais sustentável do setor automóvel, recordou hoje a cadeia televisiva CNBC.

A Volkswagen manipulou a informação sobre as emissões de óxido de nitrogénio ao instalar um programa informático nos motores diesel EA 189, que permite ao veículo reconhecer que está sob controlo e truncar os números.

A multinacional alemã revelou na semana passada que existem 11 milhões de veículos afetados em todo o mundo, mas até agora não tem sido transparente sobre a quantidade de veículos envolvidos e os números não são claros.

O escândalo levou a Volkswagen a perder mais de um terço da sua capitalização bolsista e está a afetar outras empresas do setor automobilístico, que também sofreram fortes perdas em bolsa.