Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

ONU. Prometidos 22,3 mil milhões de euros para a saúde de mulheres, crianças e adolescentes

  • 333

TIMOTHY A. CLARY

Este pretende ser um roteiro para acabar com todas as mortes evitáveis de mulheres, crianças e adolescentes até 2030. A iniciativa foi apresentada à margem da cimeira das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e objetivos do milénio.

A ONU anunciou hoje que conseguiu reunir 22,3 mil milhões de euros em contribuições prometidas por vários países para os próximos cinco anos a fim de apoiar uma estratégia global para a saúde de mulheres, crianças e adolescentes.
O valor (25 mil milhões de dólares) tem origem em promessas feitas por Estados-membros das Nações Unidas, organizações internacionais, empresas privadas, instituições de educação e de investigação e organizações não-governamentais.Entre as contribuições destacam-se as prometidas por países como os Estados Unidos (3,3 mil milhões de dólares), Canadá (2,6 mil milhões), Suécia (2,5 mil milhões) e Alemanha (1,3 mil milhões), informou a ONU em comunicado.

No valor global incluem-se 6.000 milhões de dólares de contribuições em espécie e promessas de organizações não-governamentais com a World Vision International a disponibilizar 3.000 milhões de dólares e a Path 1.000 milhões.

"A estratégia global para a saúde das mulheres, crianças e adolescentes, que estou orgulhoso de lançar hoje, ajudará a construir sociedades resistentes e saudáveis", disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. A iniciativa, apresentada à margem da cimeira das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável e objetivos do milénio, pretende ser um roteiro para acabar com todas as mortes evitáveis de mulheres, crianças e adolescentes antes de 2030.

Segundo as Nações Unidas, espera-se que as contribuições aumentem significativamente nos próximos anos e que sejam desenvolvidas novas políticas e ações de cooperação por parte dos 40 países e mais de 100 organizações internacionais, fundações, agências da ONU e companhias privadas que já estão incluídos no plano.