Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

UE, Rússia e Ucrânia fecham acordo para fornecimento de gás

  • 333

ANATOLII STEPANOV / AFP / Getty Images

“Um feito importante: Protocolo de gás acordado entre a Rússia, a Ucrânia e a Comissão Europeia”, escreveu o comissário europeu da Energia, Maros Sefcovic, na sua conta no Twitter

A Rússia e a Ucrânia, reunidas em Bruxelas pela União Europeia (UE), chegaram a acordo para retomar o fornecimento de gás, suspenso desde 1 de julho, anunciou o comissário europeu da Energia, Maros Sefcovic.

“Um feito importante: Protocolo de gás acordado entre a Rússia, a Ucrânia e a Comissão Europeia”, escreveu o comissário na sua conta no Twitter.

A Rússia esteve representada na reunião pelo ministro da Energia, Alexandr Novak, e a Ucrânia pelo titular com a mesma pasta, Vladimir Demshyshyn.

O conflito em torno do fornecimento de gás russo à Ucrânia reacendeu-se depois da crise política que levou ao afastamento do Presidente ucraniano pró-russo Viktor Ianukovich, em fevereiro de 2014, e ao levantamento de um movimento separatista pró-russo no leste do país.

No final de julho, a Ucrânia anunciou a suspensão de todas as aquisições de gás à Rússia por considerar o preço inconsistente com o que a petrolífera Gazprom cobra a outros países europeus.

A Ucrânia transporta cerca de 15% do gás consumido por vários países da UE.