Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Alemanha suspende ligações de comboio para Áustria e Hungria

  • 333

A suspensão surge devido às medidas de controlo de fronteiras face ao grande afluxo de refugiados e irá manter-se pelo menos até 4 de outubro

Como resultado de medidas administrativas (de controlo de fronteiras,) as rotas de longo-curso da companhia da caminhos de ferro alemã Deutsche Bahn serão suspensas, inicialmente até 4 de outubro, 2015, entre Munique e Salzsburgo (Áustria) e Budapeste (Hungria), anunciou a empresa em comunicado na manhã desta terça-feira.

A suspensão das principais ligações ferroviárias com a Áustria e a Hungria é apresentada como uma medida tomada pela Alemanha para controlo de fronteiras, face ao grande afluxo de refugiados. “Não haverá comboios de substituição”, refere por seu lado um porta-voz da empresa austríaca de caminhos de ferro, Rene Zumtobel. “Os clientes que desejam viajar de Salzburgo até Munique terão de apanhar um autocarro ou um táxi para Freilassing”, adianta em declarações à agência APA.

A medida foi tomada após as autoridades austríacas terem indicando que perto de 10 mil refugiados chegaram segunda-feira a Nickelsdorf na fronteira com a Hungria. Os refugiados continuam a chegar a Áustria vindos da Hungria, mesmo depois deste país ter procurado bloquear as suas fronteiras com a Sérvia. Um comboio que transporta mil pessoas deverá chegar esta terça-feira à Áustria, numa viagem que tinha a Alemanha como destino final.