Siga-nos

Perfil

Expresso

Internacional

Tsipras: “Este resultado é um mandato para nos livrarmos de tudo o que nos prende ao passado”

  • 333

Aos 41 anos, Alexis Tsipras simboliza a esperança e a vontade de lutar do povo grego. No seu discurso de vitória na Praça Klafthmonos, no centro de Atenas, lembrou aos opositores nacionais e estrangeiros que têm “um mandato claro do povo grego” para lutar pelos seus direitos

Em menos de nove meses Tsipras ganhou três eleições, desafiou a burocracia das instituições europeias e do FMI, e provou aos dissidentes do Syriza que é na sua estratégia política que os gregos confiam para recuperar a autoestima e a economia da Grécia.

Quando subiu ao palco instalado na Praça Klafthmonos, poucos minutos antes das 21h00 de Lisboa, começou por dizer que o “Syriza mostrou ser [um partido] demasiado forte para morrer, apesar de ter sido um alvo para tantos”.

Com o seu parceiro de coligação ao lado, o nacionalista Panos Kammenos, que até aqui foi ministro da Defesa, Tsipras lembrou que os tempos são de “dificuldades pela frente”, mas que o terreno a pisar é “seguro”.

Recado para fora

Tsipras disse que este domingo, dia de uma nova vitória do Syriza, se sente “vingado” dos que puseram em causa a sua estratégia: “O povo grego deu-nos um mandato claro para continuarmos a lutar dentro e fora do país, e para nos livrarmos de todas as coisas que nos mantém presos ao passado” recente.